sábado, 2 de outubro de 2021

Bahia participa de assembleia da AFOJEBRA em Roraima


dirigentes estaduais durante assembleia em Roraima - Foto: Divulgação

Dirigentes de vários estados, inclusive da Bahia, estiveram reunidos assembleia realizada pela Associação Federal dos Oficiais de Justiça do Brasil (AFOJEBRA) em Boa Vista, Roraima, para discutir diversos assuntos relevantes para a categoria e uma estratégia de atuação para o momento, em especial para a Reforma Administrativa prevista na PEC 32/2020. O Mandamus (Sistema de Automação de Processos e Distribuição Eletrônica de Mandados) também foi abordado durante o encontro.

Os dirigentes presentes ao evento, realizado na última terça-feira (28), discutiram o rumo da categoria diante da extinção do cargo de oficial de justiça em muitos estados. Segundo Itailson Farias, presidente do sindicato (Sindojus-Ba) e da Associação dos Oficiais de Justiça da Bahia (AOJUS-Ba) tem muitos tribunais achando que a tecnologia vai substituir a mão de obra. “Na verdade, os juízes querem aproveitar esse momento para botar pessoas de seu interesse para cumprir mandados e assim ter o total controle da situação. É preciso que façamos uma ação coordenada da categoria em todo o país e tomemos medidas conjuntas para barrar essa arbitrariedade”, salientou.

Farias em visita à Central de Mandados de Boa Vista - Foto divulgação

Foi feita uma exposição do sistema Mandamus, onde um técnico da equipe de desenvolvimento tirou dúvidas, inclusive com transmissão pelo Youtube, dando a oportunidade para que oficiais de justiça de todo o país fizessem tirassem suas dúvidas. Fruto de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), esse sistema é uma plataforma de distribuição e recepção de mandados, em fase experimental, a ser disponibilizado para os tribunais de todo o país após ser concluído.

Os participantes também visitaram a Central de Mandados local, trocando experiências, quando. Farias falou sobre a integração das comarcas baianas ao Sistema da Coordenação de Central de Mandados.

Técnico explica funcionamento do Mandamus - Foto: Divulgação

SINDOJUS-BA, UNIÃO PELA VALORIZAÇÃO DO OFICIAL DE JUSTIÇA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário